O Homem sempre foi condicionado á pensar mais no presente que no futuro. Desde os tempos das cavernas, quando necessitava se alimentar da caça, o homem carrega em seu DNA o desejo subconsciente de satisfazer suas vontades á curto prazo.
Neste sentido, o homem de hoje não é tão diferente dos homens das cavernas. Em um mundo tão focado em soluções e resultados para ontem, caminhamos para o mesmo "paradigma imediatista".
Contudo, evoluímos tecnologicamente. A invenção da produção em grande escala proporcionou ao homem realizar uma Revolução Industrial, consolidando de vez o sistema Capitalista no mundo.
Todavia, este mesmo sistema Capitalista é alimentado pelo "lucro", e o lucro só vem com o "consumismo humano".
Este consumismo humano sem precedentes está produzindo uma enorme devastação dos recursos naturais gerando uma avalanche de resíduos que, preconceituosamente, chamamos de "lixo".
Mas como reduzir o lixo? Comprando menos e principalmente: "Reciclando"!
Será que precisamos de tudo o que compramos mesmo? "Muito luxo produz muito lixo!" Além de tempo e energia investida para comprarmos bens, também se faz necessário mantê-los! Se temos dois carros, vamos ao mecânico em dobro!
Até quando a ganância humana servirá de combustível para a velha máquina consumista do Capitalismo?
O problema não é o Capitalismo e sim a nossa ganância em querer sempre tudo do “bom e do melhor!"
A humanidade necessita se conscientizar e buscar o mais rápido possível a transição deste sistema capitalista de consumo sem precedentes para um "Sistema Auto-Sustentável!".
Para atingir esta conscientização á nível global, necessitamos primariamente iniciar esta mudança em nós mesmos: "á nível espiritual". Necessitamos entender que a ganância é um "malefício" da alma que precisa ser extirpado.
Precisamos exercitar a "Coletividade".
Entendido esta questão, podemos abranger esta conscientização á nível familiar: em "nosso lar". Algumas atitudes ecologicamente corretas podem ser aplicadas em nossas casas, como por exemplo:
• Separando o seu lixo orgânico do lixo reciclado, você estará realizando a Coleta Seletiva;
• Trocando as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes você estará reduzindo o consumo de energia;
• Recusando sacolas plásticas, você estará diminuindo a poluição plástica nos oceanos;
• Trocando o carro pela bicicleta ou coletivo em alguns dias da semana, você estará diminuindo a poluição atmosférica e aumentando sua atividade física caso ir de bike;
• Retirando os eletros do modo stand by, ou seja, da tomada, você terá uma economia de 5% de energia elétrica para o resto da sua vida;
• Desligando o chuveiro em dias quentes quando se ensaboa, você reduzira o consumo de energia elétrica e diminuirá o desperdício de água;
• Reciclando o óleo de cozinha, você reduzira a poluição dos rios, contribuindo assim para o tratamento da água;
• Guardando as sementes das frutas que comemos para replantá-las (quando não forem transgênicas), você proporcionará qualidade de vida para futuras gerações;
• Cuidando bem dos seus eletro-eletrônicos, você poderá reciclar seu celular, seu computador, vendendo-os a outras pessoas que não possuem ou doando-os á ONGs de caridade.
• Levando uma sacolinha quando visitar um Parque, Reserva ou similares, você não deixará seus resíduos na Natureza;
• Varrendo com a vassoura ao limpar a garagem, quintal ou calçada, estará evitando desperdiçar água varrendo a sujeira com a água da mangueira;
Com estas dicas sustentáveis, você não vai salvar o mundo sozinho, mas irá quebrar um ciclo consumista em sua família.
Imagine se todas as famílias quebrassem este ciclo? Isto mesmo; alcançaríamos o nível municipal, estadual, nacional e quem sabe "mundial"!

Com "informação", você para de reproduzir, sem perceber, hábitos herdados da família ou impostos pela publicidade a serviço do consumismo.
É uma construção paciente e diária de uma nova percepção melhor para nossas vidas. Deus nos deu a inteligência para gerenciar nosso planeta e tudo o que há nele. Não vamos desapontá-lo! É uma responsabilidade importantíssima, contudo, alguns homens vêm deturbando esta responsabilidade com a sua "ganância desenfreada". Obrigado por ler este artigo, espero que tenha ajudado em algo.