Pesquisar este blog

1º de Março - DIA DO TURISMO ECOLÓGICO



Fonte: Ricardo Inez Filho

     Hoje comemora-se o dia do Turismo Ecológico, também conhecido como "Ecoturismo". O ecoturismo é uma forma de turismo voltada para a apreciação dos ecossistemas em seu estado natural e com sua biodiversidade nativa intacta. Segundo o documento "Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo", publicado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o IBAMA, o ecoturismo é um segmento da atividade turística que explora, de forma sustentável, o patrimônio natural dos ecossistemas, incentivando assim, sua conservação e despertando uma "Consciência Ambiental", através da interação do individual com o ambiente. O ecoturismo tende a ser promovido como uma prática de pessoas esclarecidas e bem-educadas, conscientes de questões relacionadas á ecologia, que buscam o aprofundamento do conhecimento e experiências práticas de campo.

OS 5 MANDAMENTOS DO ECOTURISMO :
  1. Da natureza, nada se tira, a não ser fotos;
  2. Nada se deixa, a não ser pegadas;
  3. Nada se leva, a não ser recordações
  4. Andar em silêncio e em grupos;
  5. Respeitar uma certa distância dos animais, evitando gerar estress.
Para que se pratique o ecoturismo, é necessário que o ecoturista tenha atitudes "ecologicamente corretas", como por exemplo: o respeito ás condições naturais da fauna e da flora, e o respeito ás comunidades locais, assumindo assim, um comprometimento em defesa da preservação e, consequentemente, incorporando para a sua vida o que aprendeu em sua visita ao meio. Algumas atividades são consideradas práticas do ecoturismo, por terem em comum o fato de serem praticadas em meio ambiente natural, são elas:

  • ECOTREKKING - caminhada com mais de 1 dia de duração, ao longo de trilhas espalhadas por área naturais com relevante beleza cênica;
  • BÓIACROSS - descida por corredeiras de classe II (nível leve), em grandes bóias redondas;
  • CICLOTURISMO - passeio ciclístico, de caráter não competitivo, por meio de trilhas, onde o ciclista passa pelo menos uma pernoite;
  • RAPPEL - descida de penhascos, vales e canyons, com auxílio de cordas e equipamentos adequados;
  • BALONISMO - vôo panorâmico de balão pela área;
  • RATFING - descida em fortes corredeiras de rios, praticada em botes com capacidade para 5 ou 7 pessoas.    
     A publicação de material científico sobre o tema no país ainda é tímida em relação ao quanto o ecoturismo se tornou popular através da internet. Em 2008, foi criada a Revista Brasileira de Ecoturismo, editada pela Sociedade Brasileira de Ecoturismo, visando suprir tal lacuna, e tornando-se assim referência no país.


    OUTRAS REFERÊNCIAS :

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES