Pesquisar este blog

22 de Março - DIA MUNDIAL DA ÁGUA



Onde surgiu a Vida pela primeira vez em nosso planeta? Há milhões de anos atrás, ocorrera uma intensa precipitação do gás de vapor que envolvia o nosso planeta e, como "vasos portadores da seiva da Terra", a água cavou canais, formando assim os mares e oceanos. A distância do Sol, nem longe e nem perto, permitiu o equilíbio perfeito da Terra em conservar água no seu estado líquido. Nossa atmosfera primitiva era composta por diversos gases, um deles era o gás carbônico, que se dissolveu nas águas oceânicas e deu origem aos primeiros seres vivos: foi aí que o milagre aconteceu! Composta basicamente de hidrogênio e oxigênio, a água se tornou o ingrediente essencial para todas as formas conhecidas de vida. Também chamada de Ácido hidroxílico, Hidróxido de Hidrogênio ou Óxido de hidrogênio, a água possui uma característica incomum: a dilatação anômala, ou seja, ela se contrai com a queda da temperatura, mas á partir de 4ºC, recomeça a se expandir, voltando a se contrair após a sua solidificação. Esse fenômeno também é importante para a manutenção da vida nas águas frias, já que mantém as águas mais profundas aquecidas enquanto sua superfície se solidifica. Por ser uma substância estável em nossa atmosfera, a água desempenha um importante papel como absorvente da radiação inframvermelha do Sol, papel este crucial na atenuação do efeito estufa. A água também possui um calor específico peculiarmente alto (75,237 J mol-¹ K-¹ a 25ºC), que desempenha uma papel importante na regulação do clima global. Outro papel importante é sua ação nos seres vivos. De importância vital para os seres vivos, a água age como reguladora da temperatura do corpo, diluidora de sólidos, e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para, posteriormente, as impurezas do organismo serem descartadas através da urina e do suor, mantendo assim nossa temperatura corpórea constante. O corpo humano é constituido por cerca de 70% á 75% de água.




A água, transita pelo planeta, por meio de um ciclo chamado cientificamente de "Ciclo Hidrológico", que nada mais é que uma troca contínua de água na hidrosfera entre a atmosfera e a água da superfície, subterrânea e das plantas, consituindo assim, os seguintes processos:
  • EVAPORAÇÃO: a água evapora dos oceanos, lagos, rios e transpiração das plantas e animais para o ar;
  • PRECIPITAÇÃO: a água se acumula na atmosfera formando nuvens e, pela condensação do vapor de água no ar, ela se precipita em chuva que cai na terra e no mar;
  • ESCOAMENTO: a água das chuvas escoam para aquíferos, lagos e rios que geralmente deságuam no mar, retornando ao ciclo da EVAPORAÇÃO.




O volume aproximado de água na Terra é de 1,4 bilhões de km³, ou 71% da superfície terrestre. Desse total, 97,5% é constituido de água salgada dos ocenanos e somente 2,5% de água doce.





A água doce, é distribuida em sua maioria nas calotas polares representadas pelas geleiras em um percentual de 68,7%, seguido da água subterrânea representada pelos aquíferos em um percentual de 30,1%, da água da atmosfera e continental, representada respectivamente pelas nuvens, lagos e rios, em um percentural de 0,4%, e por final pela camada do subsolo de tundras congeladas, também denominadas de Permafrost, em um percentual de 0,8%



Dos 0,4% das águas continentais e atmosféricas, 67,4% são provenientes de lagos de água doce no mundo, 12,2% são provenientes da umidade do solo, 9,5% estão presentes no ar atmosférico, 8,5% em áreas salgadas, 1,6% são provenientes dos rios e 0,8% provenientes da biota, ou seja, da água que compõe todos os seres vivos do planeta.

 





Das águas subterrâneas e continentais, o homem utiliza 69% para a Agricultura, 21% para a Indústria e 10% para o consumo doméstico.





De 1961 a 2001, a demanda de água dobrou, o uso agrícola aumentou 75%, o uso industrial aumentou mais de 200% e o uso doméstico ultrapassou os 400%. Atualmente, 35% do consumo de água é insustentável e, com base na diminuição da capacidade dos aquíferos e redução do fluxo dos principais rios, esse percentual tende a aumentar. Apesar do acesso á água potável ter melhorado devido ás novas tecnologias, o seu consumo aumentou paralelamente ao crescimento da população global. Existe um correlação clara entre o acesso á água potável e o PIB per capita de uma região, contudo, a escassez de água pode afetar cerca de 60% da população mundial segundo a ONU (Órgão das Nações Unidas). O esgotamento dos recursos hídricos aumenta a probabilidade, no futuro, de acontecer uma "Guerra Por Recursos". Este aspecto de sustentabilidade tem sido referido como "Segurança Ambiental", e cria uma clara necessidade de acordos ambientais globais para gerir de forma sustentável os recursos naturais tais como aquíferos e rios que atravessam as fronteiras políticas, para proteger sistemas globais, incluindo os oceanos e a nossa própria atmosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES